Muitos alunos acham chato estudar gramática. Sabe por que? A maioria associa a gramática com decorar verbos, abrir o livro de exercício e fazer uma questão atrás da outra. Será que estudar gramática tem que ser assim?
Quando os alunos estão aprendendo uma língua estrangeira, é natural que eles queiram se comunicar, mesmo sem terem o vocabulário e a gramática necessários. Porém, a falta de estrutura faz com que muitos travem na hora de falar, ou por vergonha de dizerem algo errado, ou por não saberem mesmo como se expressar.
Você sabia que os alunos podem estudar gramática e falar ao mesmo tempo, se arriscando e ganhando confiança? Mas como?
Aqui no Ann Arbor, a gramática é apresentada sempre de uma forma contextualizada para que os alunos possam associá-la à vida deles. Ela pode ser trabalhada, por exemplo, com jogos, vídeos, projetos e exercícios. Quando os alunos estão trabalhando um ponto gramatical, por exemplo, eles são responsáveis por trocar ideias, questionar o conteúdo, construir as frases, entender o raciocínio, sempre um ajudando o outro.
A participação, colaboração e cooperação são fundamentais no processo de aprendizagem. Dessa forma, os alunos não só aprendem a gramática, como também falam e desenvolvem a capacidade de comunicação adquirindo confiança para falar.
Temos sempre que lembrar que aprender gramática é muito importante para escrevermos e falarmos com mais segurança. A gramática nos dá confiança na hora de nos comunicarmos. Não dá para aprender um idioma sem ela.
Se você quer se comunicar melhor e aprender gramática de uma forma rápida, leve e dinâmica, clique no botão abaixo e conheça o curso que vai ajudar você a destravar o seu inglês.
Bons estudos!
Abraços,
Maria Beatriz Berto – Diretora