Antes de mais nada, tenho que lembrar que a linguagem é espontânea. Não adianta decorar verbos e frases porque nunca sabemos o que o nosso interlocutor vai responder ou perguntar.
Muitas pessoas pensam que aprender gramática é chato, entediante e cansativo, que é abrir um livro e decorar verbos e conjugações. Eu afirmo que estudar gramática pode ser prazeroso, divertido e interessante.
A gramática deve ser estudada dentro de um contexto para que o que estamos aprendendo faça sentido. Dessa maneira, conseguimos entender o ponto que está sendo trabalhado, colocando o conteúdo em prática.
Uma dica também importante é ler textos para entender a estrutura das frases e aprender mais vocabulário. Com mais vocabulário, você aumenta seu repertório e se comunica melhor.
Uma outra dica é assistir séries com legenda em inglês. Isso vai ajudar sua compreensão oral. Assim, você faz o que gosta e aprende ao mesmo tempo. Se você não entender algo, anote para pesquisar depois.
Mais uma dica: sempre que possível, escreva em inglês, mesmo que seja apenas um bilhete. De um bilhete, passe para algo mais extenso. Escrever ajuda a organizar o pensamento.
Uma outra dica é colocar na sua rotina um pouco de estudo todos os dias. 10 minutos por dia já é suficiente para um bom resultado ao longo das semanas.
Comece pequeno, mas dê o primeiro passo. Você vai perceber que seu inglês vai melhorar e que você vai ganhar mais confiança para se comunicar.
Buscando sentido no estudo da gramática, e fazendo dela sua aliada, você terá prazer em estudar!
Bons estudos!
Abraços,
Maria Beatriz Berto – Diretora