História da Arte


Ministrados em português pelo professor Hélio Márcio Dias Ferreira, doutor em artes, autor de livros sobre o assunto e artista plástico, os cursos de História da Arte abordam os mais diversos assuntos pertencentes ao elenco das artes, desde a pré-história até a era contemporânea.


→ Sobre o curso

Há vinte e dois anos, o Ann Arbor, um curso de idiomas, abriu suas portas para também acolher um espaço inusitado para esse universo cultural.

Os encontros acontecem semanalmente, em módulos de 15 aulas, de março a julho e de agosto a dezembro, em quatro turmas diferentes e em horários diversos. As aulas são acompanhadas de farto material de imagens digitais, através de projeções e filmes. Todas as aulas são ministradas em português.

Não é necessária qualquer formação prévia em artes, assim como não são feitas argüições. Qualquer pessoa pode ingressar desde a primeira aula de um determinado módulo, ou mesmo em cursos já começados, já que cada encontro também pode ser encarado como uma palestra avulsa.

Nesse contexto também são feitos novos amigos e promovidos encontros paralelos, o que também torna nossa escola um pólo para se travar amizades.

Paralelamente aos cursos oferecidos no Ann Arbor, o professor organiza viagens no Brasil e no exterior, onde os alunos são acompanhados em instituições culturais e museus.


→ Prof. Hélio Márcio Dias Ferreira

Doutor em Educação (UFF, com parte dos estudos realizados na Université Sorbonne – Paris 3);
Mestre em História da Arte (UFRJ);

Artista Plástico, formado pela EBA-UFRJ; professor da escola de teatro da UNI-RIO.

Autor dos livros: “Uma História da Arte ao Alcance de Todos” (SINGULAR, 2010) e Ivan Serpa: “O Expressionista Concreto” (EDUFF, 1996);

Co-autor do livro Ivan Serpa (BANCO PACTUAL, 2003);


↓ Programação - Primeiro Semestre de 2020 (Leblon)

Horário: Terças, das 17H30 às 19H15.

→ Primeira aula dia 10 de Março e última no dia 30 de Junho.

OBS: Dias 21 de Abril (feriado) e 05 de Maio (viagem do professor) não haverá aula.

1. Introdução
2. Etapas da Pesquisa
3. As Questões do Belo e do Objeto Artístico
4. Pré-História e “Povos Primitivos”
5. Mesopotâmia
6. Egito
7. Egito
8. Egito
9. Grécia
10. Grécia
11. Grécia
12. Etruscos / Roma
13. Roma
14. Bárbaros / Arte Cristã Primitiva / Bizâncio
15. Arte Islâmica

IMPORTANTE: O professor se reserva o direito de pequenas alterações no programa, de acordo com as próprias necessidades do curso.

Horário: Quintas, das 19H30 às 21H.

→ Primeira aula dia 05 de Março e última no dia 18 de Julho.

OBS: Dias 09 e 23 de Abril (feriado) e 07 de Maio (viagem do professor) não haverá aula.

OBS 2: Em virtude dos muitos feriados, nas quintas-feiras do primeiro semestre de 2020, propomos que a penúltima aula seja feita, na terça-feira, dia 30 de junho. Assim, a última aula seria dia 02 de julho, quinta-feira.

1. Museu Nacional de Atenas e Museu de Olimpia / Museu de Pergamo – Berlim
2. Museu do Louvre – Parte 1 – Paris
3. Museu do Louvre – Parte 2 – Paris
4. Metropolitan – NY
5. Museu Cluny de Paris e Cloisters de NY
6. National Gallery – Londres
7. Kunsthistorisches – Viena / Rijksmuseum – Amsterdam
8. Museus Marmottan e L’ Orangerie – Paris
9. Hermitage e Museu do Estado Russo – São Petersburgo
10. Kremlin e Galeria Tretyakov – Moscou
11. Museu D’orsay – Paris
12. Guggenheim – NY E Bilbao
13. MAM – Paris e NY
14. Museu do Prado
15. Nova e Velha Pinacoteca, Pinakotheke Der Moderne e Brandhost – Munique

IMPORTANTE: O professor se reserva o direito de pequenas alterações no programa, de acordo com as próprias necessidades do curso.

↓ Programação - Primeiro Semestre de 2020 (Jardim Botânico)

Horário: Segundas, das 19H30 às 21h.

→ Mês de Março: Dias 02, 09, 16, 23 e 30.
→ Mês de Abril: Dias 06, 13, 20 e 27.

Total de oito aulas: Seis no Ann Arbor (J. Botânico), uma na Casa do Saber e uma no CCBB.

1. Grécia
2. Grécia / Arte Helenística
3. Etruscos / Roma
4. Roma
5. Roma (Continuação)
6. Palestra Ivan Serpa – Casa Do Saber (19H30 / 21H30)
7. Visita ao CCBB – Exposição: “Ivan Serpa: O Expressionista Concreto” (19:30H)
8. Bárbaros / Arte Cristã Primitiva / Bizâncio

IMPORTANTE: O professor se reserva o direito de pequenas alterações no programa, de acordo com as próprias necessidades do curso.


Item 6 – Palestra sobre a trajetória artística de Ivan Ferreira Serpa, enfocando vida e obra do pintor carioca, chefe do Grupo Frente e que se tornou um dos mais importantes artistas da arte brasileira na busca do abstracionismo. Ivan Serpa, o “expressionista concreto”, é uma leitura particular sobre a contribuição desse artista de linguagem plural, que teve lugar entre a década de 50 até sua morte prematura no início da década de 70.

O palestrante, defendeu tese de doutorado e dissertação de mestrado, debruçado sobre a obra de Serpa e atuou primeiro como autor, depois como co-autor e por fim como organizador, nos três livros nacionais que versam sobre o artista. Esta palestra foi apresentada no Münchner Volkshochschule Gasteig, em Munique, no ano de 1998.

Paralelamente à palestra, teremos uma visita guiada pelo docente na exposição “Ivan Serpa: o expressionista concreto”, nas dependências do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.

O Professor Dr. Hélio Márcio Dias Ferreira, juntamente com o crítico de arte Marcus Lontra, assina a curadoria da importante retrospectiva sobre Ivan Serpa que ocorrerá no CCBB, do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, entre março de 2020 e fevereiro de 2021.

A dupla de curadores também será autora do catálogo da exposição a ser lançado em data oportuna, na sede do Rio de Janeiro.

→ Mais informações?

Ligue agora para 21 2540 9090 (Leblon), 21 3173 6060 (Jardim Botânico) ou envie um E-Mail através da nossa área de contato.


Compartilhe: